Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > Ataléia > Pedra Pontuda > Sexta-Feira 13

Ampliar imagem Sexta-Feira 13
Sandro Souza na conquista da fenda inicial de Sexta-Feira 13.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Sexta-Feira 13
Sandro Souza na conquista de Sexta-Feira 13.
Foto: André Ilha
Sexta-Feira 13 Imprimir informações da via
5º V A1 D2
Cadastrada por: André Ilha, em 10-03-2022 às 20:02
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 210 metros
Descrição: Escalada mista, que começa pouco à direita da Aresta Norte da montanha (o que significa que a via está no sol o dia inteiro). A proteção fixa é em grampos, e todas as paradas são duplas.
A primeira enfiada começa com uma bonita fenda, de cerca de 8m de extensão, protegida por microfriends e Camalots até #3. Ela é feita num misto de entalamento de mãos e oposição, e é o único trecho com proteção móvel da escalada. Ela termina em um grampo, e aí começa um longo artificial de parafusos (16 deles, com uma passada em cliff-hanger de agarras no meio) diretamente para cima, que leva a P1.
A partir dessa parada, uma diagonal para a esquerda protegida por 4 grampos leva à aresta, que é bem afilada nesse ponto, Não houve tempo, na conquista, de voltar para fazer em livre este trecho, que estava bem sujo de limo, mas é perfeitamente possível. Uma vez na aresta, lances em livre para cima, com um desvio à direita, levam a P2, na aresta.
A saída dessa parada é um segundo artificial de parafusos, este bem menor (7 peças), e a partir daí a escalada segue inteiramente em livre até o topo. Depois do artificial, lances para cima e, depois, tendendo para a direita, levam a P3.
Em seguida, lances longos e fáceis acompanhando uma grande aresta abaulada, levam a P4, um pouco à esquerda.
A enfiada final é onde estão os lances mais difíceis da via, entre IVsup e Vsup. Depois deles, a inclinação da parede vai se reduzindo gradativamente e, com ela, a dificuldade dos lances. No topo há uma última parada dupla (P5).
Essa foi a via de conquista da Pedra Pontuda. Há livro de cume. A descida é possível com uma corda de 60 m, mas com duas é bem melhor.
Coordenadas: -18.05020824734307,-41.01940878540023
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots do .3 ao 3
  • Microfriends
  • Nuts de cabo (para o artificial de parafusos)
  • 1 Talon
Data da conquista: 13/05/2016
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui